Seguro Viagem: um “plano de saúde temporário” com cobertura mundial
Você já deve ter ouvido falar de alguém ou, até mesmo, já viveu alguma situação de emergência quando estava viajando. E com o período das festividades chegando, muitas pessoas que pensam em viajar para várias partes do Brasil e, principalmente, para outros países, acabam se esquecendo de um item muito importante nestes casos: o Seguro Viagem.
Com a pandemia de COVID-19 ainda assombrando com as suas variantes, o seguro viagem ganhou ainda mais importância e entrou de vez no check-list de qualquer viajante mais precavido. Mas o que é, como funciona e como contratar um seguro viagem? É isso que vamos te mostrar a seguir. Então, separe as passagens, arrume as malas e reserve uns minutinhos para ter uma viagem tranquila e sem preocupações maiores.
O que é o Seguro Viagem?
O Seguro Viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes como o extravio de bagagem, necessidade de assistência médica, entre outros riscos ao qual ficamos expostos enquanto viajamos. Ele é válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.
Normalmente, é contratado, em sua maioria, para destinos internacionais. Isso explica-se porque em muitos países o seguro é obrigatório, como por exemplo alguns países europeus que seguem o Tratado de Schengen, onde o turista deve ter um seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. São 27 países que fazem parte deste tratado: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça.
No entanto, o Seguro Viagem também pode ser utilizado para viagens nacionais.
Como funciona o Seguro Viagem?
Aqui, primeiro temos que fazer a diferenciação entre Seguro Viagem e Assistência de Viagem. A grande diferença está no momento do pagamento pelos serviços utilizados.
No Seguro Viagem, o cliente paga as despesas médicas do próprio bolso e depois solicita o reembolso à seguradora (dentro dos limites de valores estabelecidos em contrato). Portanto, é necessário apresentar comprovantes de despesas médicas, laudos e notas fiscais que possam confirmar o atendimento. E uma das principais vantagens é que o próprio viajante pode escolher o local de atendimento.
Já na Assistência de Viagem, todo o processo é custeado diretamente pela seguradora. No entanto, o usuário, antes de buscar o atendimento, salvo em casos de emergência, deve entrar em contato com a seguradora contratada que indicará o local e o procedimento para que o atendimento seja realizado.
Muitas seguradoras incluem os dois serviços no mesmo pacote, mas é fundamental ter esta informação em mente no momento da compra para fugir de eventuais complicações durante a viagem por conta de uma escolha errada de seguro viagem.
Como contratar um Seguro Viagem?
Primeiro é necessário informar o destino, claro, pois os seguros não seguem as mesmas regras para todos os países. Os dados dos passageiros também são fundamentais, visto que há diferenciação de valores e coberturas para adultos maiores de 70 anos, pacientes de doenças pré-existentes e mulheres grávidas.
Além disso, também é importante informar as atividades que serão realizadas durante a viagem, já que as coberturas comuns dos seguros não cobrem acidentes com esportes radicais como esqui, snowboard, escalada e mergulho, por exemplo.
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